quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

BLOG DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SABIA QUE HÁ RISCOS DE FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS SEM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?




Conselho Regional de Educação Física alerta para os perigos de realizar exercícios sem acompanhamento correto.

CLICSTUDIOpara Conselho Regional de Educação Física

O exercício físico é parte fundamental para uma vida saudável. Atualmente, com essa informação plenamente difundida, é comum ver pessoas se exercitando, praticando esportes, correndo, caminhando ou frequentando academias. Essa iniciativa, embora salutar, pode acarretar em prejuízos à saúde caso o praticante não conte com o acompanhamento correto para desenvolver os exercícios.



O profissional de Educação Física está apto a realizar esse acompanhamento. A orientação de um profissional habilitado é fundamental para a correta execução do exercício físico, tanto para reduzir o risco de possíveis lesões quanto para auxiliar o aluno a se manter motivado e alcançar os objetivos desejados.


O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS) lembra que o profissional de Educação Física é também um profissional da saúde. A graduação garante o conhecimento do corpo humano e só com esse aprendizado é possível prescrever exercícios físicos. As cargas aplicadas devem ser prescritas levando em conta o tipo físico e o condicionamento do indivíduo.


– O perigo de pessoas leigas indicarem atividades se dá pelo desconhecimento das disciplinas básicas, como metodologia de treinamento, e do processo científico por trás do condicionamento e preparo físico – alerta Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.

O acompanhamento começa antes mesmo dos treinos


Carmem explica que antes de começar qualquer programa de treinamento é necessário realizar uma entrevista – e, dependendo, até exames – para conhecer o histórico de saúde do praticante. Fatores de risco, como histórico familiar de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos ou de coluna, entre outros, devem ser avaliados na hora de definir variação, intensidade e repetição de exercícios.


– A carga e repetições do exercício são individuais. O que é bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra – relaciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário