segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A VOZ DA SABEDORIA DIZ : " FALE MENOS E OUÇA MAIS!"


fale menos


‘Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.’ Provérbios 10:19
Há vários versículos na Bíblia que falam sobre o falar demasiado. Falar demais pode nos levar a dizer o que não devíamos ou não queríamos tornar conhecido. Quantas vezes o pivô de uma discussão foi uma palavra dita fora de tempo ou pronunciada da maneira incorreta? 
 A Bíblia no diz que até um tolo se passa por sábio quando fica de boca fechada, então por que falar tanto? Isso não quer dizer que você agora deva ficar em silêncio o máximo de tempo possível a fim de evitar problemas, mas que você deve ponderar o seu falar e fazê-lo com moderação.

 

Separei aqui algumas situações práticas nas quais devemos moderar o nosso falar.
1. Quando for acusado de algo
Fale apenas na presença de seu advogado ( rsrs). Deixando a brincadeira  de lado, procure não alimentar uma discussão com palavras, mas também não deixe que apenas o silêncio impere. Modere-se. Escute primeiro, principalmente se a a pessoa que discute com você está muito alterada. Não queira ter razão, mas escolha ser um pacificador.
2. Quando alguém vier trazer uma fofoca
Fofocas são terríveis sempre e algumas pessoas gostam de fazer isso quase que por hobbie. Não faça parte dessa teia nociva e quebre o ciclo dessa prática desleal se ela chegar até você. Se alguém do seu trabalho, da sua igreja ou de qualquer outro local de convívio social trouxer informações que você não pediu, peça que tal pessoa procure a parte interessada para resolver o problema que ela tem. As fofocas podem fazer você ter uma visão errada de determinado indivíduo mesmo antes de conhecê-lo e pode também ser a causa de inúmeras injustiças.
3. Quando não tiver certeza de algo
Na dúvida, cale-se. Perguntaram algo a você e não sabe responder? Não invente, tenha a humildade de dizer que não sabe, mas não balbucie palavras ao vento como se fosse um ‘Expert’ no assunto se você conhece pouco sobre ele. Situações assim são muito comuns em ambientes de trabalho(reuniões em grupo) ou em salas de aula. Já vi muitas situações de pessoas no meu trabalho que pecaram pelo ‘excesso de sabedoria’ . O pior ainda é tentar consertar falando ainda mais.
 
4. Quando a situação envolver seus pais e seus amigos verdadeiros.
Esse ao meu ver é o ponto mais importante. Quem nunca se envolveu em uma discussão de família ou amigos e logo quis passar e rosto todas as benesses que fez por tais pessoas? Somos assim mesmo, falhos e achamos que fizemos muito quando na verdade só fizemos o que deveríamos fazer.
Quando o nosso coração estiver tentado a ser arrogantes com pessoas queridas, o melhor é se calar, sofrer o dano. Depois quando o calor da situação der lugar a uma temperatura mais amena, aí sim é hora de conversar e acertar os ponteiros com calma. Procuremos evitar ferir pais e amigos. Sei que as feridas feitas por aquele que ama são leais, mas existem maneira mais amorosas de falar a verdade. Algumas verdades vão doer de qualquer jeito, mas podem ser melhor comunicadas se utilizarmos bem as palavras e falarmos o que deve ser dito com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário