domingo, 26 de março de 2017

A HISTÓRIA DO PASSADO MOSTRA POR QUE O CICLO DA BORRACHA ACABOU?

Ontem foi no ciclo da borracha, quando erramos...

Hoje , por ganância, temos carne fraca, estragada...

Folheando as páginas da história do Brasil percebemos que inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas. Anos mais tarde, os estudos desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização através do qual a resistência e a elasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas.
A vulcanização possibilitou a ampliação dos usos da borracha, que logo seria utilizada como matéria-prima na produção de correias, mangueiras e sapatos. A região amazônica, uma das maiores produtoras de látex, aproveitou do aumento transformando-se no maior polo de extração e exportação de látex do mundo. No curto período de três décadas, entre 1830 e 1860, a exportação do látex amazônico foi de 156 para 2673 toneladas.

No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. A brusca queda do valor de mercado fez com que muitos aviadores fossem obrigados a vender toda sua produção em valores muito abaixo do investimento empregado na produção. Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.

Hoje estamos em situação caótica porque fraudaram a carne de exportação. Ontem com o ciclo da borracha terminou exatamente por isto: maus produtores colocavam pedras dentro das pelotas de borracha, adulterando, assim, o peso da mercadoria; os importadores encontraram fornecedores mais honestos na Malásia e a riqueza gerada pela exportação da borracha acabou, gerando muito desemprego. O vaivém da história não traz resultados bons, pois erramos no passado e com a carne erramos feio no presente. Será que agora vamos aprender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário